Direção estratégica 4: Apoiar a proteção de espécies ameaçadas no hotspot

Instituição: Instituto Claravis / IIUCN SSC Centro de Sobrevivência de Espécies Brasil

Instituições parceiras: Centro Nacional de Conservação da Flora / Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (CNCFlora/JBRJ), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade / Centro Nacional de Avaliação da Biodiversidade e de Pesquisa e Conservação do Cerrado (ICMBiO/CBC)

Responsável(is): Fabiana Lopes Rocha
E-mail(s): csebrasil.contato@gmail.com 

Corredor(es): Serra do Espinhaço
Município(s): Fauna: Cobertura nacional. Flora: Lagoa Santa, Grão Mogol, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar, Itambé do Mato Dentro, São Gonçalo do Rio Preto, Buenopolis e Joaquim Felício

Objetivo geral: Construir capacidade para aplicação das ferramentas da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) no Brasil e melhorar a integração com estratégias internacionais, enquanto avançamos na gestão dos recursos naturais do país, com destaque para o bioma Cerrado. Para tanto, utilizaremos três ferramentas estratégicas para conservação: as avaliações de risco de extinção (lista vermelha), os Planos de Ação Nacionais e o protocolo Estado Verde da IUCN.

Objetivos específicos:

  • Elaboração do segundo ciclo do Plano de Ação Nacional para a Conservação do Faveiro-de-Wilson (Dimorphandra wilsonii Rizzini)
  • Aplicação do protocolo IUCN Green Status para avaliar o potencial de recuperação e o estado de conservação de Uebelmannia buiningii e outros 9 cactos endêmicos e ameaçados.
  • Aprimoramento do SALVE (Sistema de Avaliação de Risco de Extinção de Espécies da Fauna) para permitir sua integração com o SIS / IUCN (Sistema de Informação de Espécies), permitindo que as avaliações nacionais brasileiras sejam incorporadas às avaliações globais.
  • Tradução das “Diretrizes para o uso das categorias e critérios da Lista Vermelha da IUCN” e do “Curso online da Lista Vermelha da IUCN” para o português.
  • Comunicação das ações, resultados e impactos do projeto

Valor do apoio: US$ 100.908,49

Duração: 7 meses (Julho 2021 a Janeiro 2022)

 

Imagens cedidas por Instituto Claravis